Atualmente, grande parte das empresas ainda executam ou controlam seus processos de forma manual, através de papéis ou planilhas. Porém, cada vez mais o mercado pede agilidade das empresas nas suas entregas. Com processos defasados e desorganizados a empresa não consegue identificar os principais problemas que ocorrem em sua linha de produção e com isso a avaliação de riscos da empresa fica prejudicada.
A padronização de processos vem como o método essencial para empresas que não possuem sua cadeia de valor conforme. Podemos citar a ISO 9001 que designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. Essas normas norteiam a padronização do formato de gestão de uma empresa, ajudando assim a torna-la mais competitiva no mercado e melhorando seus processos internos.
Além de padronizar os seus processos, a empresa ainda pode ir além e automatizá-los. Este conceito está atrelado a metodologia BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.
O avanço da tecnologia está acirrando cada vez mais o mercado e assim levando as empresas a investirem na padronização e automatização de seus processos internos. Aquelas empresas que não se adaptarem estarão cada vez mais promissas a fracassar no seu ramo de negócio.
“Onde não há padrão, não pode haver melhoria.” Taiichi Ohno